Notícias


Neve é atração na Serra e frio volta a castigar Blumenau

As previsões se confirmaram e a Serra Catarinense teve ontem o primeiro registro de neve deste ano. O fenômeno aconteceu em pelo menos quatro municípios da região e fez a festa dos turistas e dos proprietários de hotéis, lojas e restaurantes.

Após uma segunda-feira gelada, a terça-feira amanheceu ainda mais fria e com alguns dos pontos mais altos do Estado cobertos de branco. No Morro das Torres, em Urupema, a 1.750 metros de altitude, o sincelo, fenômeno muito semelhante à neve e que representa o congelamento da neblina ao atingir a superfície, foi responsável por belas imagens. No local, a temperatura chegou a 0 °C, mas devido ao forte vento, a sensação térmica chegava a -15 °C.

A neve caiu em Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici, município no qual foi registrada a menor temperatura de ontem em Santa Catarina, de -3 °C.

Em Blumenau, a mínima chegou a 8 °C ontem, uma das temperaturas mais baixas do ano. De acordo com o meteorologista Dirceu Severo, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Furb, a previsão é que o tempo continue igual, com rajadas de vento pela manhã, sol e poucas nuvens.

Ontem, para espantar o frio, a solução foi procurar um local ao sol, como as capivaras à beira do rio. Os termômetros devem variar entre mínima de 7 °C e máxima de 17 °C ao longo do dia. No entanto, ressalta Severo, em pontos mais altos da cidade a temperatura pode ser até 2 °C mais baixa.

A sensação térmica, segundo ele, dependendo da velocidade do vento, também é em torno de 2 °C mais baixa da registrada no termômetro. A tendência é que hoje à tarde ocorra uma pequena elevação de temperatura, conforme o meteorologista. Não há previsão de chuva até o final de semana.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br