Notícias


Encalha carga de frutas no Pecém

Hamburg Süd deixa de embarcar para os EUA 100 contêineres de frutas do Pecém, prejudicando exportadores.

São Paulo. Na sexta-feira passada, 100 contêineres lotados de frutas deveriam deixar o Porto do Pecém em direção aos Estados Unidos, mas na quarta-feira, por volta das 10 horas da manhã, os produtores e despachantes aduaneiros foram informados pela multinacional alemã Hamburg Süd, armadora responsável pelo transporte, que o navio Cap Norte não passaria pelo litoral cearense. A mercadoria ficaria ali mesmo. Eles acusam a empresa de overbooking, o mesmo que acontece nas viagens aéreas quando se vende mais passagens do que a oferta de assentos na aeronave.

A Hamburg Süd diz que a decisão de não embarcar as frutas de Pecém foi tomada pelo comandante do navio, a autoridade máxima da embarcação, que achou arriscado sobrecarregar o equipamento responsável pela geração de energia com contêineres refrigerados. A embarcação está em Salvador (BA). Alguns produtores conseguiram desviar parte dos contêineres para o Porto de Suape (PE), na tentativa de embarcá-los em outros navios, mas foi a minoria, como conta Bruno Farias, despachante aduaneiro.

Só a Finobrasa Agroindustrial, do Grupo Vicunha, gastou cerca de R$ 20 mil além do previsto com a contratação de caminhões para transportar os contêineres com uvas e mangas até Suape. No processo de exportação, são sete dias da colheita até a fruta chegar ao porto e dez dias de viagem de navio. O navio com refrigeração que leva frutas do Pecém para os EUA faz viagens semanais. Com a carga abandonada, os produtores não estão seguros se o navio da semana que vem terá como acomodar toda a mercadoria.

Segundo o diretor de produtos e vendas da Hamburg Süd, José Roberto Salgado, a empresa não avisou antes porque tentou negociar até o último minuto com o comandante o transporte da carga de Pecém. "O comandante optou pelo excesso de segurança. A empresa diminuiu o embarque de cargas congeladas, como carnes, para ganhar espaço no porão e planeja posicionar um outro navio para atender à demanda na região. "Vamos embarcar tudo e mais um excedente de carga", diz.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br