As técnicas dos enroladores
João José da Costa, 68 anos, ex-executivo com 50 anos de experiência na área de recursos humanos em empresas como Kibon, HP, e entre outras, escreveu um livro COMO ENROLAR SEU CHEFE E PROGREDIR NA EMPRESA (Matrix Editora).Com histórias divertidas, a obra disseca os mandamentos daquele tipo de profissional acostumado a "levar a vida na flauta".
Senhores empresários e executivos apresentaremos as seis principais maneiras de cumprir os mandamentos:
1- Programar viagens - O profissional na arte de enrolar marca viagem de trabalho na quarta-feira e retorna na sexta pela manhã. Dessa forma, consegue se livrar de dar expediente no restante do dia.
2- Andar apressado - Quando o enrolador se porta assim, ele passa a imagem de que sempre está com as mãos cheias de trabalho para entregar. Há quem enxergue nesse profissional uma pessoa muito dinâmica e atarefada.
3- Vocabulário rico - Não é preciso ter pós-graduação ou doutorado para impressionar. Basta soltar frases como essa: "O downsizing é uma estratégia que pode resultar em net earnings no bottom line muito bons".
4- Concentração ao telefone - Uma das táticas mais comuns é falar com os amigos a pescaria do fim de semana como se estivesse conversando com um fornecedor. Ele geralmente têm papel e caneta nas mãos e ficam compenetrados.
5- Espirito de equipe - Os enroladores de plantão pedem para participar de reuniões de áreas que nada têm a ver com a sua apenas para fazer tempo passar. O Chefe, por sua vez, acha que ele é aplicado.
6- Vidrado na tela - Enquanto o chefe acha que o enrolador está trabalhando, ele está, na verdade, navegando em redes sociais como Orkut e Facebook. Também usa o MSN para conversar com amigos.
Após essas dicas vamos verificar esclarecendo que qualquer fato igual possa ser mera semelhança.