Novos portêineres em operação no porto de Santos
A Santos Brasil acaba de receber mais três portêineres do tipo super-post-Panamax para operação no Tecon de Santos. Capazes de operar dois contêineres cheios de 40 pés ou quatro cheios de 20 pés, ao mesmo tempo, são os únicos a dispor desta tecnologia, oferecendo o dobro da capacidade dos equipamentos em uso no continente americano.O investimento para a aquisição foi de US$ 60 milhões, e com os novos equipamentos, a expectativa é que em 2010 o terminal passe a operar na média de 90 movimentos por hora. Os novos guindastes se juntam aos outros três já em operação no terminal desde maio. O Santos Brasil agora possui 16 portêineres em operação no terminal santista.
Além do ineditismo da operação simultânea de até quatro contêineres, os novos portêineres são os únicos capazes de alcançar a extremidade de grandes embarcações do tipo super-post-Panamax, que tem quase 55 metros de largura e transportam acima de sete mil TEUs.
Os novos aparelhos foram construídos sob medida para a Santos Brasil, pela fabricante chinesa ZPMC, representada no Brasil pela Tecnimport. Eles têm 60 metros de altura, com lança de 55 metros de comprimento, o que permite alcançar até a vigésima terceira fileira de contêineres disponíveis em um navio de grande porte.