Brito assina ordem para dragagem no Porto de Santos
O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, assinou ontem (24) a ordem de serviço para a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do porto de Santos. A tão aguardada licença ambiental foi expedida terça-feira pelo Ibama.Com a dragagem, o canal passará a ter 15 metros de calado e largura de 220 metros (contra os atuais 150 metros), possibilitando a navegação simultânea nos dois sentidos.
Brito garante que a obra tem início ainda em 2009. Segundo a DTA Engenharia, empresa integrante do consórcio vencedor da licitação para a obra, a dragagem deverá ser concluída em outubro de 2010. Com os 15 metros de calado, o porto santista receberá navios pós-panamax.
Com o nome de Draga Brasil, além da DTA integram ainda o consórcio a EIT Empresa Industrial Técnica, a Equipav Pavimentação e Comércio e a Chec Dredging.
A dragagem terá o custo de R$ 199,5 milhões.
Pedro Brito assinou também ontem, durante o 1º Congresso Nacional de Conselheiros de CAPs (CONCCAP), realizado na cidade de Santos, o acordo de Cooperação Técnica entre a SEP e o Ministério da Educação (MEC) visando construir e implementar política para capacitação técnica, cursos técnicos, qualificação profissional e pesquisa na área portuária. O objetivo é estabelecer uma política de capacitação técnica de pesquisas na área portuária que contemplem planos e programas de formação, de treinamento, de qualificação, de aperfeiçoamento e de atualização profissionais para o desempenho de cargos e o exercício de funções e ocupações peculiares às operações portuárias e suas atividades correlatas. Hoje (26), o ministro participará, no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura da 2º Conferência Internacional de Logística Brasil-Alemanha no Sheraton Rio & Resort, às 9h. Pedro Brito apresentará dentro do painel: Integração Marítima, Desafios e Oportunidades, a palestra: Portos Brasileiros Novos Modelos para o Desenvolvimento Portuário.