Reconstrução do porto catarinense ganha velocidade
As obras de reconstrução do Porto de Itajaí (SC) começam a ganhar velocidade. Mais dois martelos para cravação de estacas, um hidráulico e outro vibratório, passam a fazer parte do canteiro de obras nesta semana. Os equipamentos chegaram à região no final da última semana e devem entrar em operação nos próximos dias.De acordo com o assessor técnico da Secretaria Especial de Portos (SEP), o engenheiro José Ricardo Ruschel dos Santos, em visita ao complexo, o início das operações desses equipamentos deve agilizar os trabalhos e garantir que o cronograma seja cumprido.
Ruschel informou que a partir desta semana a reconstrução passará a ser executada em três turnos, o que, segundo ele, vai fazer com o andamento "siga em carga total". Ele garante que o primeiro berço entra em operações até maio de 2010 e, o segundo, até junho. No próximo mês, outros equipamentos chegarão ao complexo.
Mudança
Parte da estrutura do berço 2 será utilizada na reconstrução do Porto. A alteração recente deve reduzir os prazos de execução, segundo Ruschel. "Um levantamento constatou que a parte que restou do berço poderá ser aproveitada. Diversos testes demonstraram que a situação estrutural está em perfeito estado.
Isso reduz o escopo da obra e assim se ganha tempo", afirmou.
A obra é executada pelo consórcio TSCC (formado pelas empresas Triunfo, Serveng e Constremac).