Portonave recebe prêmio de ecologia mais importante do Estado
A Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes recebeu o Prêmio Fritz Müller, que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina, na última terça-feira, dia 15, na Associação Comercial e Industrial de Joinville. Promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), o prêmio é uma forma de incentivar a preservação e o uso racional dos recursos naturais.Com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, a Portonave venceu na categoria Gestão Ambiental. O Sistema de Gestão Ambiental da Portonave realiza importantes trabalhos de preservação ambiental, como a manutenção da qualidade do ar, o controle da poeira e da poluição, o monitoramento do lençol freático e das águas subterrâneas, o tratamento de todas as águas usadas no terminal pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da própria Portonave que libera ao Rio Itajaí-Açu um efluente tratado, a coleta seletiva do lixo, o controle dos ruídos gerados no terminal, a análise da água potável oferecida aos colaboradores, entre outros.
Além disso, o Projeto de Responsabilidade Social Portonave de Todos promove a educação e a conscientização ambiental da comunidade em geral e dos colaboradores por meio de palestras e eventos.
Para o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, ganhar o prêmio é um importante reconhecimento ao trabalho de preservação ambiental da Portonave. “A preocupação com o meio ambiente sempre foi uma de nossas premissas. Desde a construção da Portonave, diversos programas já focavam a preservação ambiental”, afirma Castilho. Em 2007, a Portonave foi vencedora do Prêmio Fritz Müller na categoria Água.
O prêmio Fritz Müller é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por muitos anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos relacionados ao meio ambiente.