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Recursos devem tornar Paranaguá polo concentrador de cargas

Neste ano, terminal receberá melhorias nos berços e também no sistema de armazenagem.

Os investimentos destinados para as obras de melhoria no complexo portuário de Paranaguá (PR) devem viabilizar a ampliação da capacidade de movimentação de cargas no terminal e, consequentemente, fortalecer a posição do porto como uma das principais alternativas logísticas às exportações do País.

É nisso nisso que acredita Daniel Lúcio Oliveira de Souza, Superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). “Queremos nos posicionar como um complexo portuário que tenha uma infraestrutura capaz de ser um porto de conexão para os contêineres e full-contêineres de grande porte e ser um porto concentrador de cargas”, argumenta.

Segundo ele, ao totalizar a quantia investida nas principais obras realizadas nos últimos anos e as que estão programadas para este ano o complexo receberá aproximadamente R$ 325 milhões.

Para 2010, um dos maiores investimentos programados, cujo orçamento será de R$ 95 milhões, é o aprofundamento dos berços (padronizando a profundidade em 14,5 metros) e de remodelação e ampliação do cais, que aumentarão em 30% a estrutura do porto, possibilitando incrementar em até 80% a movimentação de grãos.

Além disso, o conjunto de obras para Paranaguá prevê também a construção de um novo silo graneleiro horizontal, com capacidade para 107 mil toneladas, e de um terminal para cargas congeladas, cujo potencial de armazenagem será de 12 mil toneladas. Os dois empreendimentos demandarão recursos de R$ 65 milhões.

“Um país como o Brasil, que tem a agropecuária como carro-chefe de sua economia, precisa de estruturas de logística eficientes para escoar sua produção. O Paraná tem buscado se firmar como referência para o setor produtivo nacional e internacional”, finaliza o superintendente.

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