Complexo portuário de SC: Crescimento está de volta
Itajaí - O ano de 2010 reserva um novo rumo ao Porto de Itajaí. Em 2009, as transações comerciais caíram 14% em relação a 2008 e havia muitas incertezas. Porém, antes mesmo de sentir esta queda, o porto começou 2009 destruído pela força da enchente, o calado foi comprometido, só entravam navios com pouca carga, trabalhadores e empresas de comércio exterior passavam por apertos financeiros.Hoje, final de janeiro de 2010, o calado foi restabelecido aos níveis pré-enchente, a obra de reconstrução dos berços 1 e 2 segue um ritmo programado de trabalho e as cargas estão voltando ao antigo volume. Apesar dos transtornos, o Porto de Itajaí ainda consegue competir em pé de igualdade com os portos de Rio Grande e Paranaguá, concorrentes imediatos.
– Ainda que tenhamos caído do segundo para o quarto lugar no ranking de movimentação de contêineres, ficamos bastante perto dos nossos concorrentes. Se tomarmos, porém, o segundo semestre de 2009 isoladamente, o Complexo Portuário de Itajaí (formado pelos portos de Itajaí e Navegantes) já retoma a segunda posição no Brasil – assegura Robert Grantham, diretor comercial do Porto de Itajaí.
Dentre as batalhas que o terminal itajaiense enfrentará em 2010 estão a manutenção dos parceiros comerciais na exportação e a continuidade do bom desempenho nas importações. Em 2009, a movimentação de carga pura (contêiner cheio) foi em torno de 6 milhões de toneladas. Mesmo ficando 14% abaixo do desempenho de 2008, a queda acompanhou uma tendência do resto do mundo. Ou seja, caso não tivéssemos vivido a enchente, o Porto de Itajaí estaria em posição favorável no cenário mundial.
Portonave movimentou 73% mais cargas em 2009
Os Terminais Portuários de Navegantes (Portonave) seguem o mesmo princípio do porto vizinho: crescimento em 2010. A Portonave registrou, em 2009, o recebimento de 621 navios, contra 302 em 2008, e movimentou 73% a mais de carga à frente de 2008.
Enquanto as importações e exportações brasileiras apresentaram desempenho abaixo do registrado em 2008 e tiveram queda de 25% e 22%, respectivamente, na Portonave, as cargas vindas do Exterior tiveram alta de 151% e as exportadas, 48%.
“Ampliação do píer está nos planos”
Entrevista com Antônio Ayres dos Santos Jr., Superintendente do Porto de Itajaí
Após o conturbado ano de 2009, o Porto de Itajaí retoma novamente ao trilho e a palavra-chave para 2010 é crescimento. Antônio Ayres dos Santos Júnior tem a missão de encabeçar esta empreitada contando com o apoio da população e do Poder Público. Nesta entrevista, ela fala dos investimento previstos para os próximos meses.
Jornal de Santa Catarina - O que 2010 reserva ao Porto de Itajaí?
Antônio Ayres dos Santos Júnior - Além da obra de reconstrução, que segue até junho, conseguimos verbas junto à Secretaria Especial de Portos (SEP) para a dragagem e aprofundamento do calado. Serão investidos R$ 60 milhões, oriundos do Planos Nacional de Dragagem, para deixar um calado de 14 metros. Dessa forma, Itajaí receberá navios maiores.
Santa - Que outras melhorias no porto estão previstas?
Ayres - Estamos reivindicando R$ 30 milhões para o realinhamento e recuperação do molhe, por onde entram os navios. A SEP já tem orçamento autorizado, mas ainda aguardamos a liberação do edital de licitação. Está previsto para hoje a liberação do edital para as obras de recuperação do pátio para ampliação das vagas para conteiner.
Santa - Há previsão para ampliação do Píer Turístico?
Ayres - Sim, com certeza. A ampliação do Píer está nos planos e esperamos ter a obra concluída em outubro.