Navegantes bate recorde de embarque de contêineres vazios
A perspectiva de aumento das importações brasileiras já começou a refletir na movimentação do Porto de Navegantes (SC). No último dia 28, o terminal da Portonave registrou recorde de embarque de contêineres vazios: 1.494 de um total de 3.354 unidades que foram transportadas para Cingapura e China, onde serão utilizadas para estufagem de cargas a serem exportadas para o Brasil.No total, foram realizados 1.612 movimentos de embarque e desembarque no navio Monte Cervantes, que zarpou com 94% da capacidade ocupada.
De acordo com a Portonave, o movimento de importação vem aumentando desde junho de 2009, reflexo da baixa do dólar que impulsionou acordos comerciais vantajosos, atendimento e tarifas diferenciadas, e utilização de um scanner de última geração que acelera e facilita a vistoria da Receita Federal.
Dentre as principais cargas descarregadas em Navegantes estão plástico, máquinas, bebidas, materiais variados, papel, tecidos, cerâmica. As mercadorias são originadas principalmente dos portos de Houston e Xangai.