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Programa de Dragagem atrasado

titular da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, entrou para a história da dragagem brasileira, pois, antes dele, somente houve tanta atividade quando ainda exista a Companhia Brasileira de Dragagem (CBD). Nos últimos 20 anos, dragar portos sempre foi uma novela.

Brito está de parabéns. Mas os empresários destacam que o programa está bastante atrasado. O Programa Nacional de Dragagem (PND) pretende beneficiar os 18 principais portos do país, com Santos à frente. .Quanto a Santos, o Congresso só liberou a dotação orçamentária para realização de alguns estudos ambientais preliminares no dia 29 de dezembro, mesmo com a Licença de Instalação publicada um mês antes. Paranaguá não teve sequer o edital da obra publicado, o que está previsto para o dia 26 de fevereiro.

Brito prometeu autorizar todas as dragagens até o primeiro semestre de 2011.

Fontes do Centro Nacional de Navegação (Centronave), entidade que reúne as 30 maiores companhias de navegação no segmento contêineres, os atrasos nas obras de dragagem agravam os gargalos logísticos e constituem mais um obstáculo ao comércio exterior brasileiro, com prejuízo para a cadeia produtiva nacional.

"As obras merecem aplauso, mas não estão sendo feitas na velocidade desejada" - disse Elias Gedeon, diretor-executivo do Centronave.

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