Frota do país é a equivalente à americana de 1940
O Brasil é hoje o sexto maior produtor de veículos. Proporcionalmente à população, no entanto, lembra os Estados Unidos da década de 40.Há no país um veículo automotivo (carro, caminhão, trator, ônibus, moto, entre outros) para cada 3,44 habitantes. São 54,5 milhões de veículos emplacados, para uma população de 189,6 milhões. Nos Estados Unidos em 2000, havia um veículo para cada 1,2 habitante.
A proporção de veículos por habitante tem crescido, mas o Brasil ainda está atrás de países como México e Argentina.
Em 2009, a indústria automobilística brasileira registrou a maior produção anual de sua história, com 3,2 milhões de veículos. O setor é responsável por 5% do PIB nacional.
A diferença em relação ao setor automobilístico americano não seria tão grande se o crescimento tivesse sido constante desde que o presidente Juscelino Kubitschek criou medidas para estimular a indústria nacional, em 1956.
Passada a fase inicial de implantação das fábricas, o setor cresceu em média 20% ao ano até a crise do petróleo, em 1974. Ao final daquele período, 1 milhão de veículos saíam ao ano das montadoras nacionais.
Mas as crises econômicas na década de 80 e no início dos anos 90 levaram o setor à estagnação. Com baixa produtividade e enorme defasagem tecnológica, a produção anual chegou a 755 mil veículos em 1992, inferior ao nível de 1975.
Os investimentos só voltaram com a estabilização econômica do país nos anos 90.