Demolição de navios bate recorde na China
As demolições de navios nos estaleiros da China bateram recorde em 2009, com 3,2 milhões de toneladas demolidas. O resultado é atribuído ao excesso de capacidade nas frotas do transporte marítimo mundial, de acordo com a CNSA (China National Shiprecycling Association).No total, 440 embarcações foram demolidas nos estaleiros do país no ano passado. O volume de navios importados e embarcações locais que o estaleiro reciclou aumentou 400% e 150%, respectivamente. Tais índices resultaram em receitas de importação e impostos de valores agregados de mais de 1 bilhão de iens (cerca de US$ 147 milhões) para o governo chinês.
A diretoria da CNSA afirmou que a crise financeira global culminou em um grave excesso de capacidade para todas as linhas marítimas, mas o fato prolongou a demanda de desmantelamento de navios na China.
A CNSA relata que a indústria nacional de desmanche de embarcações superou a marca registrada em 2003. Cerca de 94% ou 3,1 milhões da tonelagem computada no ano passado correspondia a navios importados, um valor 37% maior do que os 2,2 milhões de toneladas registradas em 2003. Com estes números, o total de trabalhadores nos estaleiros saltou para o triplo.