Novo Serviço liga a Portonave aos maiores portos do mundo
O navio Aliança Maua atracou na Portonave no último dia 6 de fevereiro iniciando o serviço ASIA, uma joint venture operada entre o armador alemão Hamburg Süd e a dinamarquesa Maersk Line.Da embarcação foram descarregados 183 contêineres, principalmente com aparelhos de televisão, fios sintéticos, roupas, peças automotivas e produtos químicos. Na Portonave foram embarcados 128 contêineres, destaque para carnes congeladas, madeira, cerâmica e máquinas. Ao todo 10 navios realizam o serviço semanal, que deve aumentar em 10% as exportações e importações do Terminal.
A segunda embarcação do serviço chegou à Portonave no dia 12. O Monte Sarmiento, com capacidade para 5.568 TEUs e 272 metros, faz escala na China, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e também na África do Sul, assim como os demais navios da rota.
O país sede da Copa do Mundo deste ano foi incluído na lista dos portos diretos oferecidos pela Portonave com o novo serviço e, nesta viagem, foi destino de 30 contêineres com produtos brasileiros. “As exportações brasileiras estão ganhando destaque no mercado asiático e sul-africano, onde o serviço ASIA faz escala”, afirma Renê Duarte, diretor-superintendente operacional da Portonave.
Com a ASIA, que faz escala em outros 12 portos e passa por três continentes, a Portonave contabiliza 15 serviços fundamentais para o comércio internacional brasileiro. Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) prevê aumento das importações, impulsionadas pela evolução do PIB e pela manutenção da desvalorização do dólar frente à moeda brasileira.