Propulsão Azimutal
Todos escutam que as manobras do Porto de Itajaí deverão ser operacionalizadas para navios superiores a 280mts com um terceiro rebocador e que seja de propulsão azimutal. Bem vale a pena esclarecer o que vem a ser isso:- Propulsão Azimutal
O conceito de PROPULSÃO AZIMUTAL que, em outras palavras, nada mais é do que um sistema de propulsão direcionada.
É um sistema composto por duas hélices posicionadas em ambas as extremidades do eixo principal, o qual seria conectado a um módulo sustentador e que lhe permitiria girar a 360º, quando necessário.
Com essa propulsão, a nave poderia mudar de direção sempre que quisesse, bastando para tal rotacionar o eixo principal.
Essa tecnologia é hoje aplicada a grandes cargueiros e quebra-gelos que circulam no Mar do Norte, especialmente em portos extremamente congestionados, rios ou baías congeladas. O fato é que esse sistema tem se mostrado bastante promissor por permitir a tais navios a manobras com menores raios de curvatura.