Navios ociosos devem ser aproveitados nos serviços da Ásia, diz estudo
Relatório divulgado pela consultoria inglesa MDS Transmodal mostra que as linhas de contêineres devem voltar suas atenções para a China e as rotas internas da Ásia, pois o trade da região é a melhor área para diminuir a frota ociosa de navios.Embora o transporte de contêineres e a movimentação dos portos tenham caído em todo o mundo no ano passado, dados consolidados da MDS para o comércio da China mostram que a importação de contêineres do país cresceu em 2009.
Os desembarques no país aumentaram em 15% no exercício passado, alcançando 9,9 milhões de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés), com o volume de legumes e frutas aumentando em 110%, para 973 mil Teus, e o de artigos manufaturados de borracha aumentando 52%, totalizando 412 mil Teus.
Segundo o estudo, a previsão é que o crescimento do PIB da China chegue a dois dígitos, para pelo menos 10% nos próximos três anos. A situação será impulsionada pelo crescimento do consumo doméstico, e as linhas marítimas devem estar alertas para desenvolver estratégias para ampliar seu alcance nas rotas que envolvem os parceiros comerciais da China.