Secretaria de Portos inicia mais duas obras
A Secretaria Especial de Portos (SEP) inicia neste mês mais duas obras de dragagem previstas no Programa Nacional de Dragagem (PND). O Porto do Rio de Janeiro recebeu, na última sexta-feira (12/02), a draga Geopotes 15, de 10 mil metros cúbicos, para realizar a obra de aprofundamento dos canais interno e externo, juntamente com as bacias de evolução.Os trabalhos já começaram e estão sendo executados pela empresa Somar, vencedora do processo licitatório. O Porto, que oscila entre 9 e 15 metros, depois da obra irá operar com um calado de até 15,5 metros. A obra custará R$ 117 milhões.
Já em Santos, a Draga Hang Jung 5001, de 5 mil metros cúbicos chegou na manhã do dia 15, segunda-feira, e sua tripulação passa por um treinamento realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa): curso de gerenciamento ambiental, de caráter obrigatório, que é ministrado antes da obra. O Consórcio Draga Brasil confirmou a chegada de um outro equipamento para o início de março, o que dará mais agilidade aos trabalhos. Com isso, as obras poderão ser concluídas antes do prazo. O Contrato foi assinado no valor de R$ 199,5 milhões.
Faltando apenas mais dois contratos a serem licitados, Fortaleza e Itajaí, o PND foi amplamente elogiado no último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizado no dia 04 de fevereiro e apontado como um dos programas mais bem executados do Governo Federal, recebendo, assim, o selo verde de adequação em todas as obras.
A SEP inicia 2010 com quatro obras concluídas e 13 em andamento. Segundo o Ministro Pedro Brito, as licitações estão bem sucedidas e as obras realizadas ao longo destes três anos já apresentam resultados, como destacou a pesquisa realizada pelo Banco Mundial, em que o Brasil galgou 20 posições, neste mesmo tempo.