Notícias


Draga chinesa de 13,5 mil metros cúbicos chega a Santos

Equipamento passa por vistoria da Capitania dos Portos e da Codesp.

A draga chinesa de grande capacidade Xin Hai Hu, com 13,5 mil metros cúbicos de cisterna, chegou ao Porto de Santos no último sábado, dia 6. O equipamento será utilizado na dragagem de aprofundamento do maior complexo da América Latina.

Antes de ser liberada, entretanto, a draga passará por vistoria da Capitania dos Portos e da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e a tripulação fará treinamento sobre aspectos ambientais. O equipamento está atracado no cais do Armazém 12, na margem direita do porto, e começará a operar tão logo terminar o rito burocrático.

A Xin Hai Hu complementará os trabalhos da draga Hang Jun 5001, com capacidade para 5 mil metros cúbicos, e que já está em funcionamento. Um terceiro equipamento será integrado à frota que realiza o serviço.

O aprofundamento de Santos trata-se do maior projeto de infraestrutura aquaviária em curso no Brasil. Quando finalizado, aumentará em 30% o potencial de escoamento de cargas do porto. Isso será possível porque elevará para 15 metros a profundidade do complexo, permitindo a atracação de navios da geração pós-panamax, com capacidade para mais de 7 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Hoje, dadas as restrições de operação da navegabilidade no porto, o máximo que escala o complexo são navios com até 5.500 Teus. Mesmo assim, não podem entrar ou sair com toda a capacidade ocupada.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br