Cresce o fluxo de importações da China
A participação das importações da China cresceu de um quarto para um terço no tráfego global de contêineres entre 2008 e 2009, de acordo com levantamento da consultoria Seabury.Nos últimos anos, as exportações de contêineres representaram bem mais de 70% do total mundial. Porém, no ano passado, o montante caiu para cerca de 67%, com a queda na demanda para a maioria das commodities.
Em termos globais, o tráfego conteinerizado da China diminuiu 9% no último exercício, com as exportações apresentando uma contração de 16,7%. Mas o volume das importações subiu 11,4% em comparação a 2008. Com este aumento, também cresceu a dependência chinesa em relação às economias dos Estados Unidos e Europa.
A Seabury constatou em seu relatório que a participação das exportações americanas para a China subiu para cerca de 25% em 2009, contra pouco mais de 10% computado no início da década. O mesmo padrão se repetiu em outras localidades, com as exportações alemãs atingindo 22%, em comparação aos 9% registrados em 2002.