Maior navio cargueiro do mundo
O Super-Petroleiro Knock Nevis , é o maior navio do mundo, sendo assim o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Depois de inúmeras reformas e mudanças de nome (já foi chamado de Seawise Giant, Happy Giant, Jahre Viking), hoje o Knock Nevis não navega mais.Ele atua como uma Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos (ou FSO – Floating Storage and Offloading), pertencente à norueguesa Fred Olsen Production e está atualmente no Qatar para a Maersk Oil.
Poucos portos no mundo podiam receber o Knock Nevis (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha, no canal do Panamá ou no canal de Suez.
Com um comprimento de mais de 458 m e um calado de quase 30m quando carregado, não podia se aproximar da costa.
Algumas informações sobre o Knock Nevis:
O Knock Nevis transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano. Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Jahre Viking só consegue fazer curvas em um raio de 3.7 km! Na velocidade máxima, para parar totalmente o Jahre Viking precisa de 10 km!
Para não perder tempo e se cansar, a tripulação anda de bicicleta no seu convés.
•Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)
•Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)
•Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares), o dobro de um super-transatlântico.
•Peso Carregado: 564.763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)
•Capacidade de Carga: 674.297 metros cúbicos ou 4.240.865 barris de petróleo (+ de 18 mil caminhões tanque).
•Valor da Carga: US$ 122 milhões
•Espessura do Casco: 3.5 cm
•Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro (equivalente a um edifício de 3 andares) girando a 85 RPM
•Velocidade Máxima: 29 Km/h
•Tripulação: 40
Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem. No começo de janeiro de 2010 o maior navio do mundo foi desmontado