Imbituba à espera dos gigantes
A Santos Brasil, que assumiu as operações do Tecon Imbituba, vai investir R$ 137 milhões este ano para preparar o Porto de Imbituba para receber os maiores navios em operação atualmente.Os recursos serão injetados na construção de um segundo berço de atracação, que estenderá o cais de 280 metros para 660 metros, e na compra de dois guindastes, ao custo de US$ 15 milhões, capazes de atender às novas embarcações.
O diretor de operações da Santos Brasil Tecon Imbituba, Caio Morel, destaca que as obras de dragagem do calado, de 11,5 metros para 15 metros, foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
– Com essas medidas, seremos o primeiro terminal em Santa Catarina capaz de receber os navios gigantes, do tipo super-pós-Panamá (que levam esse nome porque são grandes demais para passar pelo canal do Panamá) – destaca.
A aposta da Santos Brasil, com a expansão do cais e a dragagem, é de que Imbituba comece a operar cargas antes só operadas pelo porto de Rio Grande (RS), além de ganhar mais espaço entre os terminais existentes em Santa Catarina a partir de 2011.
Disputa de mercado entre Norte e Sul do Estado
– Itapoá deve entrar em operações e também vai poder receber os navios gigantes, mas eles estão lá no Norte e nós estamos no Sul. Vai ser uma competição acirrada. Temos diferenciais como a proximidade com a BR-101, seis quilômetros distante do porto, em uma área que não é pressionada pela massa urbana, como ocorre em Itajaí – avalia Morel.
Os novos equipamentos do Tecon Imbituba, serão entregues em 15 meses, prazo em que a obra de ampliação do cais e o aprofundamento do Porto de Imbituba para 15 metros deverão estar prontos. A empresa também pretende levar para Imbituba a atividade de transporte rodoviário.