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Novo Terminal de Contêineres de SC conclui emissão de CCB’s

A Itapoá Terminais Portuários S/A, empresa que tem como acionistas a Portinvest Participações S.A. (Grupo Battistella e o Logística Brasil FIP, fundo gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística Ltda (do Grupo Hamburg Süd), captou no início de junho, através de CCB’s – Cédulas de Crédito Bancário – o montante de R$ 330 milhões.

Esses papéis, estruturados pelo Banco BVA sob o regime de Project Finance, sob coordenação financeira da Previplan Consultoria e jurídica da Machado, Meyer, Sendacz e Ópice Advogados, foram adquiridos pelos fundos de pensão PETROS e FUNCEF, em partes iguais. Avaliada como “AA-“ pela LF Rating – Lopes Filho, a transação obteve a melhor classificação de risco em infra-estrutura disponível no país para projetos “greenfield”.

Com investimento total de mais de R$ 450 milhões, o Porto de Itapoá consolida-se como mais uma opção de escoamento de cargas conteinerizadas no Estado de Santa Catarina. Com capacidade instalada em sua primeira fase de movimentar mais de 300 mil contêineres/ano, terá condições adequadas para operação de navios de grande porte, em face de seu calado natural de 16 metros, e uma ampla área retro-portuária com possibilidade de ampliações.

Com localização privilegiada, o porto está situado em águas abrigadas da Baia da Babitonga, na divisa de dois importantes estados exportadores - Paraná e Santa Catarina, distante 80 km de Joinville, 130 km de Curitiba, 270 km de Florianópolis e 550 km de São Paulo.

Com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, o acesso rodoviário será feito pela SC-415, rodovia estadual que está sendo retificada e pavimentada para atender ao transporte de cargas para o terminal. Da mesma forma, uma nova linha de transmissão em alta tensão está sendo construída pela CELESC S/A, garantindo o suprimento de energia para o Município de Itapoá e para o porto.

O Porto de Itapoá terá em sua fase inicial dois berços de atracação com 630 metros de extensão localizados a 230 metros da costa, ligados ao pátio de contêineres por uma ponte de acesso. Em pleno andamento, a construção emprega mais de 600 trabalhadores e encontra-se com 30% de seu cronograma físico concluído. Durante a operação serão gerados aproximadamente 3.000 empregos diretos e indiretos, com a capacitação e qualificação, especialmente da mão-de-obra local.

Com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, o Porto de Itapoá será um terminal portuário de alta produtividade e segurança, reduzindo tempo de carga e descarga e, conseqüentemente, custos operacionais para os usuários.

Paralelamente à implantação do porto, a cidade de Itapoá já tem aprovado em seu Plano Diretor uma área com mais de 12 milhões de metros quadrados, adjacente ao terminal portuário, possibilitando o desenvolvimento de um moderno parque industrial para apoio à operação portuária e logística, que propiciará a geração de milhares de empregos e uma nova realidade socioeconômica para a região.

A emissão das CCB’s e a integralização total do capital pelos acionistas asseguram os recursos necessários para a conclusão das obras do Porto de Itapoá e o início efetivo das operações, programado para 2010.

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