Notícias


Portonave debate plano de segurança para portos

A Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes foi sede da reunião ordinária mensal das Comissões Estaduaisde Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) de Santa Catarina.

Formada por representantes da Polícia e Receita Federal, Capitania dos Portos e Administrações Portuárias, as comissões são responsáveis por elaborar um Plano de Segurança que deve ser seguido por todas as instalações portuárias dos Estados brasileiros.

Cerca de 25 pessoas, entre representantes de todas as instalações portuárias de Santa Catarina e autoridades, participaram da reunião, analisando a ocorrência de ilícitos penais em áreas portuárias e planejando ações para prevenir que eles aconteçam.

Segundo Reinaldo Garcia Duarte, agente especial da Polícia Federal e coordenador suplente da Cesportos em Santa Catarina, "toda estrutura portuária do Estado está bem preparada para atender e enfrentar situações de risco".

Baseados em regras do ISPS Code, os Planos de Segurança de cada instalação portuária são compostos de ações para promover a segurança pública, combater a pirataria e tráfico de drogas além de medidas a serem tomadas em situações de emergência.

"É imprescindível que os portos e terminais do Estado mantenham essa parceria entre si e com a Cesportos, trabalhando para manter o maior nível possível de segurança nas suas operações.

Nessa reunião, que teve representantes de cada uma das instalações portuárias de Santa Catarina, pudemos discutir assuntos de interesse público do segmento, assim como avaliar separadamente casos particulares", conclui Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br