Hanjin utiliza reefers ambientalmente corretos
A Hanjin Shipping divulgou que converterá sua frota de contêineres refrigerados este mês para uma nova categoria de eco-friendly reefers. As novas unidades utilizam espuma considerada abientalmente amigável.O armador coreano começou a utilizar os novos equipamentos no final de maio, ao receber mil contêineres da MCI Qingdao, fabricante chinês de equipamentos refrigerados. A companhia desenvolveu uma nova classe de unidades, substituindo a espuma de uretano HCFC 141b pela espuma SuPoTeC (formada de poliuretano sustentável). As espumas são normalmente inseridas entre as placas para proporcionar o isolamento da temperatura.
Segundo a Hanjin, a espuma de uretano comum produz dezenas de vezes mais CO2 do que a SuPoTeC quando exposta ao ar durante o desmantelamento da unidade. Além disso, os novos recipientes também poupam custos para descarte do material, após 10 anos de uso.
A MCIQ passou a usar a SuPoTec em todos os frigoríficos que produz, e o armador informou que a partir de agora só utilizará equipamentos reefers com a nova tecnologia.
A Hanjin informou que prosseguirá com outras políticas de gestão ambiental, incluindo o eco-steaming. A empresa também desenvolveu recentemente uma calculadora de emissões de CO2 em seu site, onde os clientes podem mensurar a quantidade de emissões de acordo com as cargas e destinos.