Entrega de novas embarcações deve frear recuperação
O DVB Bank prevê que o ritmo de recuperação alcançado durante a alta temporada termine a partir de outubro, com a diminuição da demana e a chegada de novos navios na frota mundial, previstos para o final do ano e início de 2011.O banco, um dos maiores financiadores da indústria marítima no mundo, diz que a atual escassez de oferta de espaço - que em três meses ajudou a dobrar as taxas de afretamento - deve ser extinta nos próximos quatro meses. O grande número de porta-contêineres que serão entregues deve abaixar os valores de afretamento, de acordo com o último relatório do banco sobre o setor.
"A grande maioria da carteira de encomendas deverá ser entregue entre 2010 e 2011, mostrando um longo caminho a percorrer antes que seja alcançado o abastecimento equilibrado da demanda", diz o relatório.
De acordo com o DVB Bank, com a entrega das novas embarcações, quase 2 milhões de Teus devem ser adicionados ainda este ano, um número 40% superior ao de 2009.
O contrato anual de afretamento para uma embarcação panamax está atualmente avaliado em cerca de US$ 17 mil por dia; em fevereiro, a mesma negociação chegava ao máximo de US$ 6.500 diários. Porém, mesmo com o aumento exponencial, estas taxas equivalem a apenas metade dos valores alcançados em 2008.
O mais recente relatório da consultoria Alphaliner aponta o aumento da capacidade ativa este ano; a frota global, agora em cerca de 4.900 navios, teve crescimento de 15% na capacidade ativa nos primeiros seis meses do ano, chegando ao total de 13,3 milhões de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Deste total, 740 mil Teus correspondem a novas embarcações e 1,2 milhão de Teus perfazem navios ociosos que foram reativados. Cerca de 110 mil Teus foram retirados da frota global através de demolição ou conversões de navios.
A chilena CSAV foi a companhia que obteve o maior aumento da frota, com a capacidade ativa saltando para 51% neste ano, menos de 18 meses após o programa de reestruturação que reestabeleceu a situação econômica do armador.
Apenas 350 mil Teus estão agora em lay-up, em relação ao 1,5 milhão de Teus computados em dezembro de 2008.