Maersk Tankers, HHI e DNV projetam navios para transporte de CO2
A Maersk Tankers, HHI (Hyundai Heavy Industries) e DNV (Det Norske Veritas) estão elaborando conjuntamente projetos de avaliação de riscos para transporte de CO2 em navios-tanque. A subsidiária da Maersk e a HHI já possuem planos para construção de navios-tanque para o transporte de dióxido de carbono, das fontes de emissão para locais de armazenamento.As embarcações serão semi-pressurizadas e semi-refrigeradas, para manter o CO2 em estado líquido. A HHI projetou os navios em conjunto com a Maersk Tankers, com base na experiência no transporte de produtos petroquímicos e gás natural liquefeito, e em conformidade com os padrões globais.
"O desenvolvimento do projeto deve incidir principalmente sobre a segurança e as exigências para navios ambientalmente corretos, com ênfase na alta eficiência energética da embarcação. A cooperação técnica da HHI com a Maersk Tankers e a DNV explica bem a política da HHI de buscar constantemente novas tecnologias e também a sua dedicação à busca de soluções para as questões ambientais no segmento de construção naval", afirma o vice-presidente sênior da HHI, Jae Keun Ha.
Na parceria, a DNV fornecerá estudos de viabilidade e identificação de riscos, além de apoio geral para o cumprimento das regras do atual Gas Carrier Code. Desta forma, as análises garantem que o navio está apto para trabalhar na cadeia específica de CCS.
A Maersk Tankers também atua em parceria com a Maersk Oil e a finlandesa Fortum e TVO (Teollisuuden Voima) no desenvolvimento de projetos para redução de emissões de carbono na área de CCS (captação e armazenamento de carbono).