Ideli Salvatti pode criar secretaria de portos em Santa Catarina .
PortoGente- Quais os principais gargalos de infraestrutura no Estado?Ideli Salvatti – Os gargalos de infraestrutura são os mais diversos e estão em todas as áreas, mas o Governo Federal está trabalhando para saná-los principalmente com investimentos do PAC 1 e 2. O Estado terá um papel indutor e facilitador para a concretização das obras previstas, através de parcerias na efetivação de convênios, na elaboração de projetos, na apresentação de demandas e na articulação política. Nosso plano de logística e transporte retomará o conceito de planejamento de médio e longo prazo para o setor. Desde já algumas premissas básicas serão consideradas: integração com o planejamento territorial, respeito ao meio ambiente, redução de desigualdades regionais, indução ao desenvolvimento e participação equilibrada dos modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário.
PortoGente - Como a senhora pretende tratar a questão portuária?
Ideli - Propomos melhorar as condições de acessibilidade aos portos (parceria com o Governo Federal), tanto do ponto de vista do acesso marítimo, mediante um vigoroso programa de dragagem de aprofundamento e de manutenção dos canais de acesso, bacias de evolução, bacias de fundeio e áreas de atracação, como do ponto de vista do acesso terrestre, por intermédio de um programa de otimização das ligações rodoviárias e ferroviárias, com a eliminação de “gargalos” existentes nas proximidades da área portuária e com o estabelecimento de novos pátios reguladores de carga fora da área portuária. Também vamos incentivar a construção de terminais intermodais, já que o transporte multimodal no Brasil ressente-se da dificuldade de transferir cargas de uma modalidade para outra, pela pequena quantidade de terminais voltados para este fim.
PortoGente - Como a senhora vê o papel da Secretaria de Portos (SEP)?
Ideli - A Secretaria de Portos foi uma das iniciativas importantes do presidente Lula. Quando desvinculou esta função do Ministério dos Transportes, deu ao setor portuário um papel de destaque, com orçamento e política próprios e regulamentação específica. Concedeu importância aos portos, que é por onde entram e saem as mercadorias no País. Tenho convicção de que em Santa Catarina, que possui capacidade multiplicada de importar e exportar e imenso potencial da indústria naval, devemos dar destaque semelhante. Se não for por meio de secretaria específica, vamos criar uma diretoria ou departamento para dar atenção especial a esta área.