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Portos chilenos abrem licitações

O SEP (Sistema de Empresas Públicas) do Chile, orgão responsável por fiscalizar estatais portuárias no país, aprovou a abertura de processo licitatório para novos acordos de concessão de terminais nos portos de San Antonio e Valparaíso.

O concurso para San Antonio visa encontrar um operador privado para o Terminal Costanera Espigón (berços 4 a 7), unidade prevista para entrar em funcionamento até 2020, a um custo de US$ 280 milhões. As propostas serão analisadas até o final do ano, e a companhia vencedora obterá a permissão no primeiro trimestre de 2011.

Já a licitação de Valparaíso envolve o desenvolvimento do T2 (Terminal 2), com previsão para entrega em 2014, e concessão deve ser realizada em até 10 meses.

A construção do T2 tornou-se uma necessidade para Valparaiso, considerando as projeções de crescimento anual de 13% entre 2011 e 2013, e 10% ao ano entre 2014 e 2018. O projeto - orçado em US$ 350 milhões - permitirá que o porto duplique sua capacidade em um espaço de três anos. O novo terminal abrangerá 19 hectares e 1 km de cais, com capacidade para acomodar dois navios pós-Panamax e um Panamax, simultaneamente.

As autoridades dos portos chilenos envolvidos acreditam que as novas licitações deverão incentivar a concorrência na região, trazendo novas companhias à região. As empresas que já operam nos complexos - a Von Appen em Valparaíso e a Claro em San Antonio - poderão participar do processo de licitação, mas terão de abrir mão das concessões vigentes caso sejam premiadas

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