SEP contrata Unisys para estudo portuário
A Secretaria de Portos (SEP) e a Unisys, anunciaram, na última semana, o fechamento de contrato para a elaboração de estudos, visando a melhoria do sistema portuário nacional. A informação é da assessoria de imprensa da SEP.O contrato de consultoria, conhecido como “Carga Inteligente”, irá avaliar como os processos de negócios e de tecnologias são realizados e como as melhores práticas tecnológicas podem ser usadas para aprimorar a segurança e eficiência das operações nos portos do País.
A Unisys examinará o ambiente do comércio exterior brasileiro e o movimento de carga transportada dentro do País, sugerindo soluções avançadas de integração, desenhadas para compartilhar informações entre as partes interessadas, mitigando vulnerabilidades de logística e melhorando a eficiência nos portos.
A empresa de consultoria fornecerá para a SEP uma análise abrangente das melhores práticas internacionais e nacionais e tecnologias para as operações de importação e exportação.
Este esforço integrará os requisitos do sistema do “Porto Sem Papel”, em desenvolvimento pela SEP, e que possibilitará às organizações públicas e privadas o compartilhamento de informações em todas as cadeias logísticas.
A Unisys provê serviços de consultoria em segurança da cadeia logística para possibilitar o desenvolvimento seguro e eficiente nas operações logísticas no Brasil. A empresa foi contrata por meio do modelo americano de licitação, pelo valor de US$ 540 mil, patrocinado pela Agência de Desenvolvimento e Comércio dos Estados Unidos (USTDA), acordo firmado em 2008.