Notícias


Copa do Mundo

No Brazil World Cup Transportation Congress, em São Paulo (SP), o diretor da Antaq ministrou a palestra "Modernização dos Portos Brasileiros para a Copa do Mundo de 2014". Participaram do evento representantes governamentais, especialistas e empresários ligados ao setor de transportes para discutir a melhoria nas cidades-sede da Copa que será realizada no Brasil.

Inicialmente, Lima fez um relato dos investimentos federais na ordem de R$ 1,2 bilhão que estão ocorrendo nos portos, entre recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do PND (Programa Nacional de Dragagem). Serão sete os complexos portuários beneficiados pelos projetos: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Manaus (AM). Além desses, Porto Alegre também receberá investimentos, que serão alocados pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o diretor da Antaq, os investimentos previstos se destinam à reforma de berços, ampliação de cais, implantação de defensas para atracação de navios de cruzeiros, adaptação de áreas de armazéns para terminais marítimos de passageiros, pavimentação e urbanização de áreas do porto para circulação terrestre, entre outras.

Atualmente, só dois portos brasileiros dispõem de terminais exclusivos para passageiros - Rio de Janeiro e Santos. Segundo Lima, a expectativa é dobrar a capacidade atual das instalações para passageiros. Além disso, um dos objetivos do aparelhamento dos portos é utilizar os próprios navios de turismo para hospedagem durante a Copa.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br