Porto de Itajaí vira plano B.
O excesso de demanda em São Francisco do Sul fez a Companhia de Navegação Norsul desviar um dos seus cinco navios na fila de atração para um terminal privado de Itajaí na última semana.A empresa, que transporta bobinas de aço produzidas pela ArcelorMittal de Vitória (ES) para São Francisco, deve repetir o procedimento nos próximos dias.
O presidente do porto, Paulo Corsi, minimiza o problema do congestionamento.
– A decisão de aguardar ou não é da empresa. O porto não perde, porque há excesso de demanda. Estamos batendo recordes de movimentação. Foram 8 milhões de toneladas em 2009, e, este ano, devemos superar a marca de 10 milhões de toneladas.
A Norsul defende a construção de terminais privados. A empresa tem um projeto, o Mar Azul, orçado em R$ 120 milhões.
– Lutamos para a construção do terminal Mar Azul, que reduziria os custos da ArcelorMittal e desafogaria o porto – afirma Herbert Markenson, diretor do projeto. A obra prevê um centro de distribuição, que teve a construção paralisada por questões ambientais, e dois berços. Estes últimos devem demorar dois anos para ficar prontos, assim que a licença ambiental for obtida.