Porto de São Francisco do Sul congestionado.
Pelo menos 33 navios aguardam a sua vez para atracar no terminal do Norte do Estado. Cada dia parado custa R$ 20 milAs companhias de navegação que operam em São Francisco do Sul estão sofrendo com o congestionamento marítimo. Uma fila de 33 navios aguarda para atracar no porto.
A espera, que gera custos para as empresas e pode influenciar no preço final dos produtos, é resultado da coincidência de dois fatores: o aumento no volume de importação de aço e a reforma do berço 201.
– A espera começou no período de safra da soja, permaneceu com o aumento de importação de bobinas e chapas de aço. Hoje, é de 15 dias em média. Os custos de um navio parado chegam a US$ 20 mil ao dia. No caso do metal, isso pode trazer um aumento médio de US$ 3 por tonelada – afirma o gerente da Orion Agência Marítima, William Ricardo Soares, que tem pelo menos três navios na fila.
De acordo com o presidente do Porto de São Francisco, Paulo Cesar Cortes Corsi, a maioria das embarcações que aguarda para atracar está carregada com aço.
Segundo ele, apenas a ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, que possui uma unidade na cidade, aumentou em 50% a movimentação do metal no terminal. O produto é importado, principalmente, da China.
Berço passa por obras de ampliação
Para as embarcações com aço, a situação é ainda pior. Os navios graneleiros e que transportam contêineres têm preferência.
Soares explica que, além de levar mais tempo para descarregar – até cinco dias –, os navios com bobinas de aço são considerados de carga geral. Por isso, precisam desatracar e ceder a vez quando chega um navio de contêineres, que demanda não mais do que 20 horas na operação de descarga. Para Corsi, a reforma do berço 201 pode ter contribuído para formar filas, mas não há garantia de que a espera seria menor se a obra, prevista para acabar no final do ano, já estivesse pronta.
– Este é um momento de pico e não dita a necessidade emergencial de ampliação – diz ele.
O presidente do porto observa, ainda, que a reforma para aumentar o berço 201 de 150 metros para 250 metros representa um investimento de R$ 30 milhões do PAC. A ampliação, segundo ele, permitirá a atração de navios de maior porte em 2011.