Expansão se repete em outros portos
Não é só o porto de São Francisco do Sul que está tendo crescimento e recordes na movimentação de cargas e no número de navios esperando a liberação de um lugar no cais para poder atracar. A situação se repete em alguns dos principais portos brasileiros.“A fila de navios é consequência de uma época de pico e de uma questão de logística, que afeta todo o País”, diz o diretor de operações da Administração do Porto de São Francisco do Sul (APSFS), Gilberto Gonçalves.
Santos (SP), o maior porto brasileiros, teve crescimento de 18,1% na movimentação de cargas no comparativo entre os sete primeiros meses de 2009 e 2010. Entre janeiro e julho foram movimentadas 53,5 milhões de toneladas. Ontem à noite, 44 navios estavam atracados no porto e outros 296 estavam à espera de um lugar.
Em Paranaguá (PR), o maior porto graneleiro do País, foram movimentadas 17,8 milhões de toneladas no primeiro semestre, 10,15% a mais do que em igual época de 2009. No início da noite de ontem, 14 navios estavam no cais sendo carregados ou descarregados e outros 55 estavam ao largo, aguardando a liberação de um lugar
Outro porto que está tendo forte crescimento é o de Itajaí. A movimentação foi 91% maior em relação a 2009, motivada pelo aquecimento no transporte de cargas. A superintendência do porto espera que este aquecimento contribua para recuperar o mercado perdido após as chuvas de 2008, que destruiram grande parte do cais.