As obras avançam em Itapoá
As obras do futuro terminal de contêineres de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, estão bem adiantadas. Dois terços do pátio que vai receber as cargas, a partir de 22 de dezembro, já estão concluídos. Metade do prédio administrativo está pronto e 600 pessoas trabalham na obra.– Está tudo dentro do cronograma – diz o diretor administrativo e financeiro do Tecon, Harry Franke.
Os equipamentos têm data para chegar: entre outubro e o começo de dezembro. O superintendente, Gabriel Vieira, está na China, conferindo o embarque de 15 máquinas que serão usadas na carga, descarga e transporte dos contêineres. O problema maior está nos 27,5 quilômetros de estrada, que vai fazer a ligação com a SC-415 e com a BR-101. Só 44 % da obra foram concluídos e 69% da fase de terraplanagem estão prontos.
Se depender do otimismo do governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, e da direção do Porto de Itapoá, as obras devem ser concluídas antes da inauguração. Pavan garantiu aos diretores do terminal a finalização da rodovia para que os caminhões não passem por dentro da cidade.
– Tecnicamente, é possível fazer – diz o representante do conselho administrativo Odelir Battistella.