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Players mantêm posição no mercado

lista dos 50 maiores não sofreu grandes mudanças.

Ao contrário de boa parte das previsões lançadas no início da queda na movimentação de contêineres com o advento da crise, há dois anos, a lista das 50 maiores companhias de transporte marítimo, realizada pela Alphaliner, manteve-se praticamente inalterada.

A incidência de consolidações foi bastante limitada, e apenas uma parcela de novos players emergiram no mercado. Além disso, as cinco operadoras que ficaram de fora da da lista continuam fazendo negócios. Estas são as principais conclusões realizadas pela Alphaliner através de sua análise da frota global, que verifica de que modo as companhias ajustaram suas capacidades desde setembro de 2008.

Apesar de não haverem grandes mudanças quanto às empresas listadas, a dimensão de cada frota cresceu em taxas diferentes. A Maersk segue na liderança da lista, apesar da expansão de apenas 4%, para 2,1 milhões de Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) nos últimos dois anos. Em contrapartida, a Mediterranean Shipping Co., que obteve o segundo posto, aumentou sua frota em 28%, para 1,7 milhão de Teus. A CMA CGM ficou em terceiro lugar, após apresentar crescimento de aproximadamente 1,2 milhão de Teus em capacidade.

Das 20 primeiras companhias a aparecer no ranking, apenas a Evergreen apresentou déficit líquido em capacidade - 4%, abaixo de 614 mil Teus. A empresa foi uma das primeiras a retomar os pedidos para os estaleiros, após uma interrupção na aquisição de novas unidades sentida em todo o mercado.

A CSAV, que quase atingiu o colapso no ano anterior e precisou do auxílio de acionistas e armadores, continua a demonstrar sua sólida recuperação, aculumando 92% de aumento na capacidade da frota nos últimos 24 meses, para 540 mil Teus. A transportadora chilena agora está fortemente estabelecida entre as principais linhas, ocupando o sétimo lugar da lista.

Mais adiante na lista, a STX Pan Ocean expandiu a capacidade da frota em 116% desde 2008, e agora ocupa a 31º posição entre as maiores operadoras. Outra empresa a mostrar crescimento significativo foi a TS Lines, com 87%.

De acordo com a Alphaliner, das 13 companhias que se retiraram do trade global desde 2008, apenas a Shandong Yantai International Marine Shipping pertencia ao top 50. Já em relação às empresas ausentes na lista, quatro de cinco observadas - United Feeder Services, Delphis, Heung-A and Fesco - continuam a atuar no mercado, mas o futuro ainda parece incerto para a Maruba, que caiu da 28º para a 72º colocação.

Entre as informações apresentadas na pesquisa, pode-se também observar que o total de capacidades das 50 maiores companhias é de 13,4 milhões de Teus, sendo que 17% de tal montante é representado pelas operadoras dinamarquesas.

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