Notícias


Secretário da SEP reafirma importância de Imbituba

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP (Secretaria Especial de Portos), Fabrizio Pierdomenico, reafirmou a importância do complexo no cenário nacional, bem como a atuação dos Conselhos de Autoridade Portuária em geral para o desenvolvimento portuário do País, durante reunião do Cappi (Conselho de Autoridade do Porto de Imbituba), realizada ontem.

Pierdomenico disse que o complexo está entre as prioridades da segunda edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que proverá o financiamento necessário para a execução e conclusão das obras de dragagem de 5 milhões de metros cúbicos para o aprofundamento do canal para 15 metros. A profundidade atual em Imbituba é de 11 metros.

"Dentro do PAC 2, no Programa Nacional de Dragagem, Imbituba é nossa prioridade. Esta é a mensagem que eu trago do ministro Pedro Brito, pois é um investimento muito importante e que vai fazer a diferença", sustentou o secretário, acrescentando que os investimentos para as obras de dragagem totalizarão R$ 50 milhões. Espera-se que o edital para início dos trabalhos seja lançado ainda neste ano.

O representante da SEP também destacou a ação dos Conselhos de Autoridade Portuária para o crescimento da atividade portuária nacional. "Por este motivo, defendemos os portos públicos, que precisam prestar contas para a sociedade, tendo no CAP sua representatividade. É neste conselho que os diversos interesses são discutidos, tornando-se por isso um instrumento da sociedade, um instrumento republicano que permite o debate democrático sobre o destino final desta comunidade portuária", afirmou.

De acordo com Pierdomenico, a recente experiência de privatização da administração do porto público de Manaus servirá de modelo para a nova concessão do Porto de Imbituba, a partir de dezembro de 2012, quando se encerra o período concedido à Companhia Docas de Imbituba.

"O desafio da SEP é a modelagem da nova concessão do Porto de Imbituba, por ser um porto em plena atividade e já sob gestão privada. A avaliação para a nova concessão começa em 2011 e pretendemos adquirir conhecimento suficiente para dar início ao processo de concessão em dezembro do ano que vem, de modo que ele possa estar concluído até 15 de dezembro de 2012, quando termina a atual concessão", disse o secretário.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br