Piratas sequestram navio da NYK.
Uma embarcação multipropósito da NYK foi capturada por piratas no início da semana na costa de Mombasa, Quênia.A companhia divulgou que o Izumi, navio de 20 mil dwts operado pela NYK-Hinode Line, disparou uma série de sinais de alarme para o armador Fair Field Shipping nas primeiras horas do dia 10 de outubro. A Fair Field conseguiu estabelecer contato com a embarcação na ocasião.
A marinha norte-americana, que patrulha a região, delcarou posteriormente que o navio de guerra dinamarquês HDMS Esbern Snare da força anti-pirataria NATO, foi designado para incerceptar e investigar a embarcação capturada. O capitão do Izumi teria entrado em contato com os dinamarqueses, e confirmado o sequestro pelos piratas.
A embarcação atacada transportava produtos de aço do Japão e possuía tripulação de 20 pessoas, na maioria oriundos das Filipinas.
Segundo pesquisas da Actuarial Profession, cada ato de pirataria perpretado aos navios e companhias do mercado de transporte marítimo gera um custo nominal de aproximadamente US$ 9 milhões. A questão tem sido uma preocupação constante para as operadoras, que estudam adotar medidas de prevenção e segurança junto aos governo.