Construção de porto começa em 2011
A Ferrous vai investir R$ 2,5 bilhões na construção do terminal portuário e da planta de filtragem, em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado, que começa em 2011. A empresa realizou audiência pública, ontem à noite, em Marataízes, no Centro de Convivência da Terceira Idade. Cerca ce 300 pessoas participaram da reunião.Hoje a Ferrous apresenta o projeto do porto à comunidade de São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Com a realização das audiências públicas a Ferrous cumpre as etapas para a obtenção da Licença Prévia (LP) e, depois a Licença de Instalação (LI).
O início da obra de construção do terminal, que vai exportar minério de ferro, está previsto para o primeiro semestre de 2011. As operações devem começar em 2013. O porto, segundo a Ferrous, terá capacidade para embarcar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano a partir de 2013. Com a ampliação do terminal, prevista para 2016, a capacidade será expandida para 50 milhões de toneladas anuais.
A implantação do terminal vai gerar cerca de 3,5 mil empregos na fase de construção e 400 vagas diretas na fase de operação, a partir de 2013. As funções mais demandadas na construção do porto serão as de pedreiro, mestre de obras, servente, pintor, técnico mecânico, elétrico, de automação e engenheiros .