Volume global de contêineres caiu em setembro
O total de cargas conteinerizadas transitadas através dos nove maiores complexos portuários do planeta apresentou queda de 6% em setembro, em relação ao mês anterior, conforme informações da consultoria Alphaliner.Todos os portos aferidos registraram índices abaixo da média, indicando uma desaceleração na demanda após os resultados de agosto. Estima-se que os volumes para os próximos quatro meses continuem em declínio, em virtude da proximidade do período de baixa temporada durante o inverno no Hemisfério Norte.
Embora os principais portos globais tenham reportado incremento nas movimentações em relação ao ano passado, a taxa de crescimento arrefeceu consideravelmente em comparação com o início de 2010. A média entre os complexos pesquisados alcançou 11,8% em setembro, ante 19,3% obtidos nos oito primeiros meses do ano.
A China aparece em posição de destaque na pesquisa, com Xangai consolidando a posição anteriormente ocupada por Cingapura de porto mais transitado do planeta. Por sua vez, Cingapura tem apresentado uma contínua diminuição nos volumes, com os resultados de setembro 11% inferiores ao auge de movimentações no mês de julho.
Outros hubs asiáticos foram afetados pelo complexo de Cai Mep (na área de Ho Chi Minh). O aumento de escalas diretas gerou uma demanda adicional de até 100 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por mês, anteriormente embarcados em Cingapura, Hong Kong e Kaohsiung.
Hong Kong também perdeu terreno para Shenzhen, com a manipulação de volumes em atraso em relação ao complexo chinês desde julho. No entanto, de acordo com a Alphaliner, Hong Kong ainda deve manter a terceira posição no ranking mundial de portos deste ano, devido à boa performance durante o primeiro semestre de 2010. Contudo, com base nas tendências atuais, Shenzhen poderá alcançar Hong Kong no ano que vem, e assim, alcançar o terceiro lugar pela primeira vez.
Os volumes de Kaohsiung, também considerado um importante hub da região asiática, diminuíram 3,8% desde agosto e 2,1% em relação a setembro de 2009. A queda pode ser atribuída à perda de uma parte significativa dos volumes de transbordo do Vietnã com destino aos EUA. O complexo localizado em Taiwan, que ocupa o 13º lugar na lista de principais portos, pode ser superado por Port Kelang este ano.
Da mesma maneira, os portos de Ho Chi Minh City registraram queda em setembro de 5,6% em relação a agosto. O declínio ocorreu independente do aumento dos volumes movimentados nos terminais Cai Mep, onde 10 serviços diretos (oito para a América do Norte e dois lançados recentemente para a Europa) operam desde o início das atividades em maio de 2009.