Plano B para a inauguração do porto de Itapoá
O Porto de Itapoá será inaugurado dia 22 de dezembro, mesmo que a rodovia SC-415 não seja concluída até lá. “Vamos manter a data, até para pressionar o governo do Estado a concluir as obras”, afirmou o superintendente do porto, Gabriel Vieira, durante coletiva de imprensa ontem de manhã.Apenas 60% das obras na rodovia que dará acesso ao porto foram concluídas, o que preocupa as empresas administradoras do terminal portuário. Mas Vieira diz que estuda, em parceria com a Prefeitura, uma solução provisória para não postergar o início das operações, previsto para a primeira quinzena de janeiro.
“Caso a obra não fique pronta, vamos negociar a possibilidade de os caminhões passarem temporariamente pelo trajeto que se faz hoje para chegar ao porto, buscando gerar o menor transtorno à comunidade”, diz o superintendente. Outro ponto preocupante é o fornecimento da energia elétrica. É possível que a nova linha de transmissão entre Garuva e Itapoá, que aumentará de 34,5kV para 138kV a oferta de energia, não fique pronta até dezembro.
Na área urbana de Itapoá, já estão sendo instalados postes e torres, mas em Garuva ainda faltam algumas autorizações. Mas o porto já conta com um “plano B”. “Caso necessário, utilizaremos a energia da atual fornecedora, a Copel, para os equipamentos, e a energia de geradores a diesel para a parte administrativa e suporte logístico”, antecipa Vieira.
No que depender do porto, Vieira garante que estará tudo pronto para a inauguração. Os quatro Portêineres, equipamentos que farão a movimentação de cargas, chegaram ao porto no dia 3 e serão instalados no cais até quarta-feira. E os últimos equipamentos de grande porte – 11 transtêineres, usados na movimentação de contêineres no pátio – chegaram ontem, num navio vindo da China. A previsão é de que sejam descarregados até a próxima terça-feira.