Autoridades querem incluir Hidrovia do Rio Itajaí-Açu ao PNIH
O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, apresentou projeto de inclusão da Hidrovia do Rio Itajaí-Açu ao PNIH (Plano Nacional de Integração Hidroviária) da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) do Governo Federal, durante reunião com o grupo técnico da agência e representantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).A intenção, segundo o executivo, é criar uma rota de navegação fluvial entre Itajaí e Blumenau, incluindo inicialmente o trecho de 10 quilômetros a montante do complexo de Itajaí no trajeto oficial, por este já possuir condições técnicas de operação - como profundidade adequada e sinalização náutica em fase final de implantação. Atualmente, o trecho hidroviário já é utilizado por terminais localizados à margem do rio.
Na visão de Ayres, é necessário que a hidrovia seja oficializada para iniciar a segunda etapa do projeto, que prevê a adequação do restante da rota entre Blumenau e Itajaí a médio prazo. Os estudos iniciais para o processo de inclusão foram elaborados pelo hidrógrafo e oceanógrafo, capitão de Mar e Guerra Alberto Pedrassani Costa Neves, e contam com a parceria da ASSUHI (A Associação dos Usuários da Hidrovia do Rio Itajaí-Açu).
O PNIH tem o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a situação das bacias hidrográficas do País, analisando o potencial logístico e os modais envolidos, a fim de viabilizar projetos de infraestrutura e escoamento de cargas. O desenvolvimento do plano está sendo realizado conjunto pela Antaqundefined e UFSC, com um investimento de R$ 2,9 milhões e previsão de 24 meses para a apuração.