Notícias


Capacidade portuária excede demanda

Os portos da China estão atualmente enfrentando um excesso de capacidade, uma vez que o volume global não conseguiu suprir o ritmo de crescimento, de acordo com a CMHI (China Mercants Holdings International). Segundo o economista-chete Su Xingang, a capacidade portuária chinesa estaria 40% acima da demanda atual.

As obras em larga escala nos complexos nos últimos anos em conjunto com a queda na demanda de mercado no ano anterior resultaram no excesso de capacidade atual, gerando uma ampla gama de instalações ociosas nos portos chineses de pequeno e médio porte, afirmou o executivo.

Xingang estima que poderia levar mais de três anos para o volume se adequar à capacidade nos portos que estiverem com número médio de movimentações, e não menos do que cinco anos para os demais complexos, mesmo que não sejam construídos mais terminais portuários na China. O executivo também declarou que a economia do país desaceleraria, e o mercado interno seria o principal impulsionador no lugar das exportações, como resultado do reajuste da estrutura econômica e mudança do modelo de desenvolvimento.

Atualmente, a China possui seis dos 10 principais complexos portuários do planeta, o que reflete o vasto investimento em infraestrutura por parte do governo, a fim de facilitar o crescimento comercial no país.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br