Venda de veículos em Santa Catarina sobe 8,29% até outubro, aponta levantamento da Fenabrave/SC
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos em Santa Catarina (Fenabrave/SC) divulgou semana passada que Santa Catarina tem 3.381.107 veículos. Do total, 1.963.074 deles são automóveis – cerca de 58%. As motos ficam em segundo lugar, com 24,5%.A entidade aponta um crescimento de 8,29% nas vendas nos dez primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. Este ano já foram vendidas 206.742 unidades em território catarinense.
O maior crescimento é na venda de ônibus (58,33%). Em números brutos, os automóveis representam o maior número de vendas: 108.823 novas unidades vendidas durante os dez primeiros meses de 2010, um crescimento de 2,03% em relação ao mesmo período do ano passado. As motos ficam em segundo lugar, com 54.987 – 5.63% a mais.
De acordo com Sérgio Ribeiro Werner, presidente da Fenabrave/SC, os resultados positivos do setor estão diretamente ligados ao bom momento econômico vivido pelo país. Segundo o executivo, a confiança das pessoas na economia nacional faz com que assumam financiamentos e prestações a longo prazo. “Isso está motivando de forma especial as vendas”, afirma. VEEMÊNCIA
O termo usado pelo presidente da entidade para mostrar o posicionamento dos concessionários de Santa Catarina em relação a uma possível volta da CPMF é veemência. “Somos contra, veementemente contra”, afirma Sérgio.
Segundo a entidade, o retorno do imposto vai contra o período de crescimento da economia brasileira e representa um retrocesso no que diz respeito ao poder de consumo dos cidadãos brasileiros.