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Porto de Itapoá vai usar estrada em construção para transportar cargas

As máquinas ainda estão na pista do que vai ser a SC-415, a rodovia que vai ligar o Porto de Itapoá à SC-412. Dos 27,7 km que deve ter a rodovia, só 2,8 quilômetros foram pavimentados. Ainda é preciso fazer a terraplenagem de 11,1 quilômetros e 8% das obras de arte, como galerias e pontes.

A promessa feita pelo governador Leonel Pavan, durante visita às obras do porto em 17 de setembro, não vai ser cumprida. Naquele dia, ele disse aos executivos da empresa que esperava que a rodovia fosse concluída antes de 22 de dezembro, data programada para inauguração do Porto de Itapoá, e cobrou empenho da responsável pela obra, a empreiteira Fortunato.

“O governo quer cumprir a obra antes da inauguração do terminal e já garantiu recursos”, disse ele na ocasião. Ele se referia aos US$ 6,24 milhões obtidos junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

Balanço divulgado na segunda-feira pelo Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) mostra que apenas 57,2% da obra estão concluídas. Restam 42,8% para serem executadas em 22 dias. A obra iniciou em abril de 2008. Segundo “A Notícia” apurou ontem com duas fontes, é impossível o término dos trabalhos em menos de um mês. Para isto acontecer, seria preciso fazer 1,94% da obra por dia.

Tecnicamente, segundo o Deinfra, o prazo para a conclusão do serviço, iniciado em abril de 2008, é 15 de julho do ano que vem. De acordo com o órgão, o andamento das obras foi prejudicado pela chuva e pelos dias “impraticáveis”. Esses dias querem dizer que, apesar de não ter chuva, o trabalho torna-se impossível por causa do estado da estrada. Com isso, a previsão é de que a finalização fique para o meio do ano que vem. A empreiteira Fortunato, que é responsável pela obra, não quis se pronunciar ontem sobre o assunto.

O Porto de Itapoá já tem plano B preparado. Ela vai utilizar a estrada mesmo sem o asfalto todo para garantir a movimentação e o transporte de contêineres e mercadorias.

O empreendimento, que está recebendo investimentos de R$ 475 milhões, terá capacidade para armazenar 300 mil contêineres. O cais tem capacidade para receber, simultaneamente, até dois navios, do tipo post-panamax, com até 294 metros de comprimento, transportando 9 mil contêineres.

Os equipamentos que serão usados para a movimentação de cargas – 15 portêineres e transtêineres chegaram da China no início do mês

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