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Armadores requisitam pesagem obrigatória de contêineres

A WSC (World Shipping Council) e a ICS (International Chamber of Shipping) - duas das principais associações globais de armadores - estão pressionando a IMO (International Maritime Organization) para tomar medidas contra a sobrecarga de contêineres, regularizando a pesagem obrigatória dos recipientes antes do carregamento.

As entidades farão um lobby junto ao Comitê de Segurança Marítimo da IMO a fim de que a questão seja incluída no programa de trabalho da organização. Trata-se da mais recente tentativa em dois anos de esforços para conscientizar os embarcadores do risco causado por erros na informação relativa ao peso dos contêineres.

Tanto a WSC como a ICS admitem que não há dados disponíveis que mensurem a quantidade de contêineres embarcados com peso excessivo, mas acrescentaram que o problema é "significativo" e afeta quase todas as rotas comerciais em uma certa menidade. "Algumas companhias informam que não é incomum observar em navios um peso de carga 3% a 7% superior ao declarado", informaram as representantes.

"As diretrizes surtiram pouco efeito na redução de pesos incorretos informados pelos embarcadores, e também não asseguraram que os terminais marítimos verifiquem o peso de recipientes carregados após o recebimento ou antes do embarque", disseram as duas associações em relação a orientações anteriormente dilvulgadas para o mercado, após acidentes causados por contêineres com peso acima do informado.

As linhas fizeram o possível para explicar os perigos de tal prática, que pode incorrer em danos para embarcações e chassis, risco de vida para trabalhadores no cais e tripulantes, perda de receita e lucros, estiva de navio incorreta, entre outros problemas. Entretanto, a incidência do problema continua, o que forçou os armadores a buscar alternativas na regulamentação junto a IMO.

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