Notícias


Presidentes dos CAPs discutem desenvolvimento portuário em Brasília

Os 29 presidentes dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs) dos portos brasileiros discutiram ao longo desta quinta-feira (02), em Brasília, diretrizes para o desenvolvimento do setor. Este foi o terceiro encontro entre presidentes de CAPs, sucedendo eventos realizados em Fortaleza, no Ceará, e em Santos, no litoral de São Paulo.

Na ocasião, o presidente do CAP do Porto de Santos, Sérgio Aquino, apresentou sua experiência de comandar o Conselho do principal complexo portuário da América Latina. Ao PortoGente, ele disse ter ficado satisfeito com a condução das discussões a respeito do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).

“É muito importante que o PNLP não seja conduzido de cima para baixo. Ele precisa ser administrado a partir de detalhes dos PDZs (Planos de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário) de cada porto brasileiro”. Aquino considera essa estratégia “absolutamente coerente” e espera que a gestão portuária local seja cada vez mais valorizada.

Para o presidente do CAP do Porto de Itaqui, Arthur Dutra de Moraes Horta, o encontro entre os presidentes dos CAPs é fundamental para fortalecer os Conselhos e propiciar que as orientações da Secretaria de Portos (SEP) sejam aplicadas nos portos brasileiros sem distorções.

“Isso é importante para todos os presidentes se sentirem aprovados e orientados, estabelecendo uma aproximação estreita com a SEP”.

A reunião aconteceu na sede da SEP e foi conduzida pelo secretário-executivo, Augusto Wagner Padilha Martins, e pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, Fabrizio Pierdomenico.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br